513 visitas - Fonte: Brasil 247
Seguindo o roteiro da postagem do ex-ministro Ricardo Salles, que criou piada nas redes ao divulgar fake news com imagem falsa dizendo que o canal CNN atribuiu a participação decisiva de Jair Bolsonaro para evitar uma Terceira Guerra Mundial entre a Rússia e a Ucrânia, o presidente brasileiro disse a jornalistas no final de sua agenda em Moscou, que durante a sua visita "por coincidência ou não, parte das tropas deixou a fronteira".
A fala de Bolsonaro reforça as especulações de que a postagem de Salles não foi uma ação isolada, ou no mínimo, foi utilizada para reforçar um factoide em torno da viagem de Bolsonaro em um ano eleitoral.
Esta é a segunda vez que Bolsonaro sugere que sua presença interferiu na crise com a Ucrânia. O anúncio da retirada das tropas ocorreu na manhã do dia 15, feito pelo Ministério da Defesa da Rússia pouco antes do encontro entre o premiê Olaf Scholz, da Alemanha, com Putin.
No entanto, horas depois do encontro de Putin com o premiê alemão, ainda em voo para Moscou, Bolsonaro postou no Facebook uma foto da aproximação da retirada e do espaço de frases: "Já estamos notícia no aéreo russo", "Fuso: + 6 horas", "Bom dia a todos".
Foi como um sinal para as milícias digitais bolsonaristas impulsionarem o disparo de mensagens e memes associando falsamente Bolsonaro à decisão de Putin.
O filho Eduardo, deputado federal pelo PL-SP, deu a senha e promoveu as hashtags "BolsonaroEvitouaGuerra" e "BolsonaroNobelda Paz".
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.