891 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
Em um movimento decisivo para preservar a integridade democrática do país, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, manifestou nesta sexta-feira (3) seu voto a favor da condenação de seis indivíduos implicados nos atos golpistas de 8 de janeiro.
Com a assertiva decisão de Zanin, o placar do julgamento favorece a condenação, sinalizando 2 votos contra, nenhum a favor dos réus. As penas propostas por Zanin são severas, oscilando entre 11 e 15 anos de reclusão, refletindo a gravidade das ações cometidas. As sanções definitivas serão estabelecidas ao término do julgamento virtual, agendado para 7 de novembro.
Os acusados, identificados como Fabricio de Moura Gomes, Eduardo Zeferino Englert, Moises dos Anjos, Jorginho Cardoso de Azevedo, Rosana Maciel Gomes e Osmar Hilbrand, enfrentaram a justiça após serem capturados pela Polícia Militar dentro do Palácio do Planalto durante a execução de atos de vandalismo.
Se a condenação se concretizar, os réus também serão responsabilizados pelo ressarcimento de R$ 30 milhões, valor este dividido entre todos os implicados na depredação do patrimônio público.
Os delitos atribuídos a eles são severos e incluem a formação de quadrilha armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, conspiração para golpe de Estado e dano qualificado.
Precedendo este julgamento, o STF já proferiu sentença condenatória a outros 20 réus por atos de vandalismo perpetrados contra as sedes do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, reiterando o compromisso da justiça brasileira na salvaguarda das instituições democráticas.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.