891 visitas - Fonte: Plantão Brasil/X
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, elevou sua voz em defesa dos direitos humanos com um apelo enfático ao presidente americano Joe Biden: é imperativo cessar o massacre dos palestinos. Durante um discurso proferido em frente à residência do embaixador colombiano nos EUA, após um encontro com Biden na Casa Branca, Petro destacou a urgência de interromper a morte de civis na Faixa de Gaza.
Apesar de não ter recebido uma resposta direta de Biden, Petro deixou claro seu posicionamento contra a violação do direito internacional, que segundo ele, gera um ciclo de violência, barbárie e destruição democrática.
O presidente colombiano tem sido uma voz ativa na condenação das respostas israelenses aos ataques, posicionando-se como um dos líderes latino-americanos mais críticos dessa situação. Ele, juntamente com outros governantes progressistas da América Latina, como Chile, México e Bolívia, manifestou oposição aos bombardeios israelenses em Gaza, que resultaram em um alarmante número de vítimas.
Petro também encontrou-se com o presidente chileno Gabriel Boric em Washington, onde Boric fez um apelo para que mais países da América Latina exijam respeito ao direito internacional no conflito.
Enquanto isso, o secretário de Estado norte-americano Antony Blinken visitou Israel na tentativa de negociar um cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza, que permitiria tanto a evacuação de estrangeiros quanto a entrada de ajuda humanitária. Entretanto, Israel recusa-se a considerar um cessar-fogo sem a liberação dos prisioneiros capturados do Hamas após os ataques de 7 de outubro.
O apelo de Petro ressoa como um chamado urgente à comunidade internacional, especialmente aos Estados Unidos, para uma ação imediata em prol da paz e da justiça.
Com informações da Agência EFE
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.