1015 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou uma possível conivência entre Jair Bolsonaro, o ex-presidente do Brasil, e Ibaneis Rocha, o governador do Distrito Federal, em relação aos atos violentos ocorridos em Brasília em 12 de dezembro de 2022, que antecederam sua posse presidencial.
Em entrevista, Lula expressou sua percepção de um "pacto" entre Bolsonaro, Rocha, e as forças de segurança, incluindo a polícia do Exército e do Distrito Federal, permitindo ações violentas dos apoiadores de Bolsonaro. Ele relembrou o episódio em que ônibus e carros foram incendiados, e a polícia, segundo ele, não agiu para impedir.
O presidente também criticou a falta de informações precisas sobre os riscos de violência bolsonarista antes de sua posse, apontando para uma suposta falha de comunicação por parte do então futuro ministro da Defesa, José Múcio.
As acusações de Lula destacam a tensão política e o desafio à ordem democrática enfrentados pelo Brasil no período de transição de poder, particularmente em relação aos eventos de 8 de janeiro de 2023.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.