1837 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Às vésperas do aniversário de um ano dos ataques em Brasília, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, aponta diretamente para a responsabilidade política do ex-presidente Jair Bolsonaro no episódio. Em entrevista à AFP, Mendes afirmou que "a responsabilidade política [de Bolsonaro] é inequívoca", embora a responsabilidade jurídica do líder da extrema direita ainda esteja sob julgamento.
Bolsonaro, que já enfrenta a inelegibilidade por oito anos desde junho, é investigado no STF como possível instigador e autor intelectual dos ataques aos prédios públicos, numa tentativa de subverter o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente, que estava nos Estados Unidos durante os ataques, nega qualquer envolvimento.
Mendes, no entanto, critica a postura do governo Bolsonaro (2019-2022), acusando-o de incentivar a anarquia, especialmente em relação às forças policiais. "Acredito até mesmo que os militares não retiraram esses invasores, manifestantes [dos prédios] por conta de algum estímulo que havia por parte da própria Presidência da República", declarou o ministro, que ocupa um dos 11 assentos do plenário do STF desde 2002.
O ministro relembra o dia dos ataques, 8 de janeiro de 2023, quando, durante um almoço em Lisboa com Nuno Piçarra, colega do Tribunal de Justiça da União Europeia, foi surpreendido pelas notícias dos tumultos em Brasília. Mendes expressa sua preocupação com as falhas de avaliação que permitiram os ataques e a necessidade de responsabilizar os envolvidos.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.