1123 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
A Polícia Federal (PF) anunciou a execução da Operação Voz do Poder nesta terça-feira (9/1), que resultou na prisão preventiva de um prefeito de um município do interior do Amazonas. A operação investiga alegações de desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar em 2020, durante a crise da COVID-19.
A decisão judicial que levou à prisão do prefeito incluiu também seu afastamento das funções públicas por 180 dias. A operação, realizada nas cidades de Borba e Manaus, visa coletar provas adicionais para reforçar as suspeitas contra o prefeito.
As investigações da PF revelaram discrepâncias significativas entre os itens fornecidos nos kits de merenda escolar e o que foi contratado, especialmente no que diz respeito à quantidade de carne de boi e à ausência de charque. Além disso, há indícios de falsificação em recibos de entrega e possíveis pagamentos irregulares.
A prisão preventiva do prefeito foi motivada por evidências de que ele tentou influenciar testemunhas da investigação. Durante uma videoconferência com servidores municipais, o prefeito ofereceu assistência jurídica e fretamento de aeronave, custeados pela prefeitura, o que poderia ser interpretado como uma tentativa de manipulação.
Embora o prefeito possa ter apresentado essas ofertas como um gesto de apoio, tais ações criam um ambiente onde os servidores podem se sentir pressionados a alterar seus depoimentos, afetando a integridade e a credibilidade das investigações em andamento.
Esta prisão sublinha a contínua luta contra a corrupção no Brasil e a importância de manter a integridade nas investigações, especialmente em casos relacionados ao uso de recursos públicos durante a pandemia da COVID-19.
Com informações da Polícia Federal
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.