525 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na madrugada desta segunda-feira (29), o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) anunciou que, com 80% dos votos apurados, Nicolás Maduro venceu a eleição presidencial realizada no último domingo (28).
Segundo o CNE, Maduro obteve 51,2% dos votos, enquanto o principal candidato da oposição, Edmundo González, conquistou 44%. A diferença entre os dois candidatos é de 704 mil votos.
Pouco depois do anúncio, Maduro discursou para seus apoiadores em frente ao Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, afirmando que sua reeleição é uma vitória para a paz e a estabilidade. “O povo disse paz, tranquilidade. O fascismo na Venezuela, na terra de Bolívar e Chávez, não passará”, disse Maduro.
Com a vitória, Maduro deverá permanecer no poder em Caracas por mais seis anos, totalizando 17 anos no comando do país. Vale destacar que Hugo Chávez governou a Venezuela por 14 anos, até sua morte em 2013.
Em muitos locais de votação, houve longas filas. A votação oficial ocorreu das 7h às 19h, mas eleitores que estavam na fila após o horário oficial ainda puderam votar.
De acordo com o CNE, 59% dos eleitores participaram da votação, um aumento de 13 pontos percentuais em relação aos 46% registrados em 2018, quando Maduro conquistou seu segundo mandato. Maduro votou logo no início do dia e declarou que aceitaria os resultados oficiais. González votou pouco depois das 14h e manifestou confiança de que as Forças Armadas respeitariam o resultado das eleições.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.