719 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A cidade de Farroupilha, onde o prefeito Fabiano Feltrin fez ameaças mostrando um equipamento de tortura, é um núcleo significativo do bolsonarismo no Rio Grande do Sul.
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) evitam a região, e Luiz Fux sabe disso muito bem. Alexandre de Moraes, insinuado pelo prefeito para ser guilhotinado, também não é bem-vindo ali, especialmente após a visita de Bolsonaro à cidade.
Farroupilha é próxima a Bento Gonçalves, conhecida pela produção de vinho, que esteve nas manchetes recentemente por dois eventos desabonadores. Em maio de 2022, Fux foi aconselhado a não comparecer para uma palestra na cidade, devido a ameaças de empresários e ativistas de extrema direita. Ele acabou não indo. Fux era presidente do STF na época.
Menos de um ano depois, em fevereiro de 2023, três vinícolas da região – Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton – foram denunciadas por submeter mais de 200 trabalhadores nordestinos a condições análogas à escravidão, todas sob liderança bolsonarista.
Nessa região, Lula pode até entrar, apesar das ameaças, pois tem o suporte político e da militância. Já um ministro do Supremo não conta com esse apoio. Se a segurança privada resolvesse, Fux teria ido a Bento Gonçalves e Barroso não teria sido expulso de Porto Belo em novembro de 2022 por uma turba enfurecida.
Esses episódios mostram como regiões prósperas e turísticas, como a Serra Gaúcha e a orla catarinense, se transformaram em redutos bolsonaristas que intimidam opositores. Bolsonaro, em sua visita a Caxias do Sul, disse que perdeu quatro seguranças devido a decisões do STF e insinuou que Lula e o Supremo estavam facilitando seu assassinato.
Para quem vê de longe, pode parecer improvável que uma região inteira tenha se radicalizado a tal ponto. Mas essa é a realidade na região mais branca do Estado, onde o presidente do STF foi alertado para ficar longe, onde o trabalho escravo foi exposto e onde um prefeito, ao lado de Bolsonaro, sugeriu que um ministro do Supremo deveria ser guilhotinado.
Relembre o vídeo:
Ao lado de Bolsonaro, prefeito de Farroupilha sugere guilhotina para Alexandre de Moraes.
— Metrópoles (@Metropoles) July 25, 2024
Cena foi registrada em live no perfil do prefeito Fabiano Feltrin (PL, RS). Transmissão foi posteriormente apagada.
Assista ?? pic.twitter.com/50bcjKLwnd