Chefe do Hamas é morto em ataque no Irã e eleva tensão entre Irã e Israel

Portal Plantão Brasil
31/7/2024 09:14

Chefe do Hamas é morto em ataque no Irã e eleva tensão entre Irã e Israel

0 0 0 0

370 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, foi morto em Teerã, no Irã, anunciou o grupo palestino nesta quarta-feira (31). A Guarda Revolucionária do Irã confirmou que Haniyeh e um de seus guarda-costas foram assassinados na manhã de terça-feira e que está investigando o caso.

"A residência de Ismail Haniyeh, chefe do escritório político da Resistência Islâmica do Hamas, foi atacada em Teerã, resultando na morte dele e de um de seus guarda-costas", afirmou a Guarda Revolucionária.

Segundo a TV estatal iraniana, ele foi morto às 2h da quarta-feira, horário de Teerã (20h de terça em Brasília), enquanto estava em uma residência de veteranos de guerra no norte da capital. Os comunicados não fornecem detalhes sobre como Haniyeh foi morto, e ninguém assumiu a responsabilidade pelo assassinato.

Israel não comentou o caso, mas havia prometido matar Haniyeh e outros líderes do Hamas após o ataque do grupo em 7 de outubro, que deixou 1.200 mortos e cerca de 250 sequestrados. Em comunicado, o Hamas afirmou que Haniyeh foi morto em um "ataque aéreo traiçoeiro à sua residência em Teerã". Ele estava no Irã para participar da cerimônia de posse do presidente Masoud Pezeshkian. "É um ato covarde que não ficará impune", disse a TV Al-Aqsa, controlada pelo Hamas, citando Moussa Abu Marzouk, alto funcionário do grupo.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou que "é dever do Irã vingar o sangue de Haniyeh porque ele foi martirizado em nosso solo".

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians