1458 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram pela condenação de Fátima Tubarão por sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. Dino foi categórico em seu voto, enquanto Zanin optou por uma pena reduzida de 15 anos, com 13 anos e seis meses em regime fechado, além de uma multa de R$ 2 mil. Alexandre de Moraes, que iniciou o julgamento, propôs 17 anos de prisão com base em provas apresentadas pela Polícia Federal, incluindo um vídeo em que Tubarão incita a derrubada dos Três Poderes.
A Polícia Federal apresentou evidências contundentes, como um vídeo gravado em 8 de janeiro, onde Tubarão prega a remoção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de clamar por uma "limpa geral" no governo. Outras provas incluem mensagens trocadas por Tubarão após os atos, com destaque para um áudio do dia 20 de janeiro em que ela afirma ter estado na linha de frente na Praça dos Três Poderes.
Durante o julgamento, foram citadas transcrições e vídeos que demonstram a participação ativa de Tubarão nos atos golpistas, refutando sua defesa de que estava no local apenas para dialogar com Moraes sobre o código-fonte das urnas eletrônicas. O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e está programado para terminar em 9 de agosto.
Essa condenação representa um passo significativo na responsabilização dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, demonstrando a determinação do STF em punir aqueles que atentaram contra a democracia brasileira. O voto dos ministros reforça a importância de defender as instituições e assegurar a estabilidade política no país.
Com informações do Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.