437 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo do estado de São Paulo declarou situação de emergência em Artur Nogueira devido à grave crise hídrica que afeta a região leste. Atualmente, a represa que abastece a cidade opera com apenas 15% de sua capacidade.
O decreto, publicado nesta segunda-feira (5/8) no Diário Oficial, terá validade de 180 dias, facilitando a atuação da Defesa Civil. Artur Nogueira, na região metropolitana de Campinas, enfrenta um possível colapso nos serviços essenciais, como escolas e centros de saúde, devido à escassez de água.
Na última sexta-feira (2/8), a Força Aérea Brasileira (FAB) destinou à cidade doações de água que seriam originalmente para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A FAB transportou 58 toneladas de água para garantir o abastecimento dos serviços básicos em Artur Nogueira.
Segundo a Prefeitura, uma força-tarefa está sendo organizada para distribuir os recursos hídricos às escolas, evitando a interrupção das aulas. Há cerca de um mês, o município decretou estado de crise hídrica, prevendo racionamento de água para os moradores.
Diversos municípios do Brasil, especialmente nas regiões sudeste e centro-oeste, entraram em situação de emergência desde o início de julho devido à seca severa.
Uma das principais causas da seca prolongada é o aumento da temperatura do Oceano Atlântico, resultado das mudanças climáticas, que cria bloqueios atmosféricos, impedindo a chegada de chuvas ao interior do país.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.