2562 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta segunda-feira (28) a fase de interrogatórios de 31 acusados de participar da tentativa de golpe contra a democracia para impedir a posse legítima do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022. Os réus estão organizados em quatro núcleos distintos, sendo o mais importante aquele que tem como figura central o próprio Jair Bolsonaro.
De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o núcleo 1 reúne os principais articuladores do plano golpista, incluindo militares de alta patente e ex-ministros do governo anterior. Entre eles estão os ex-ministros Augusto Heleno, Anderson Torres, Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, também faz parte deste grupo e já colaborou com a Justiça por meio de delação premiada.
O núcleo 3, último a ser ouvido nesta segunda, é composto por militares e um policial federal, acusados de crimes como tentativa de golpe, organização criminosa armada e destruição de patrimônio público. Esse grupo ficou conhecido como “kids preto” por sua atuação direta nos atos violentos. A partir de agora, os acusados desse núcleo têm cinco dias para apresentar novos pedidos à Justiça, e a etapa seguinte será a entrega das alegações finais por parte da PGR e das defesas.
No núcleo 2, os acusados foram responsáveis pela elaboração da “minuta do golpe”, por monitorar o ministro Alexandre de Moraes e por tentar impedir o voto popular no Nordeste com o apoio de setores da Polícia Rodoviária Federal. Segundo a PGR, o objetivo era manter Bolsonaro no poder mesmo após sua derrota nas urnas. Já o núcleo 4 é formado por militares e civis que espalharam fake news e ataques contra instituições democráticas, numa tentativa de deslegitimar o processo eleitoral.
Ao todo, os 31 golpistas serão julgados pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux. O julgamento será agendado após o fim de todos os prazos legais. As acusações que pesam sobre os réus são gravíssimas: tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, dano qualificado, destruição de patrimônio público tombado e participação em organização criminosa armada.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.