Tarifaço do Trump exclui tudo que o Brasil exporta e vira piada: Arregou!

Portal Plantão Brasil
30/7/2025 18:10

Tarifaço do Trump exclui tudo que o Brasil exporta e vira piada: Arregou!

0 0 0 0

9381 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O tão alardeado tarifaço de Donald Trump contra o Brasil virou motivo de piada nas redes sociais. O decreto assinado nesta quarta-feira (30), que promete elevar para 50% as tarifas de importação, vem com uma lista de quase 700 exceções — exatamente os produtos que o governo Lula exigiu que ficassem de fora. O resultado? Um tarifaço que não atinge café, suco de laranja, minério de ferro, aviões ou combustíveis — que juntos somam mais de 90% das exportações brasileiras aos EUA.

A medida, que entra em vigor em sete dias, foi anunciada pela Casa Branca como uma resposta a políticas brasileiras que ameaçariam a “segurança nacional e a economia dos Estados Unidos”. No entanto, o texto mistura acusações vagas com ataques diretos ao Supremo Tribunal Federal e ao ministro Alexandre de Moraes, reforçando o tom político da decisão.

Nos bastidores, o governo Lula já havia feito pressão diplomática para proteger setores estratégicos. E venceu. A aviação civil, a mineração, a indústria de sucos e até o setor siderúrgico foram poupados. As ações da Embraer subiram 10% após a publicação da lista de isentos, e o dólar recuou imediatamente, refletindo alívio no mercado.

O decreto ainda prevê que o Brasil pode “evitar a aplicação integral das tarifas” caso se alinhe aos interesses dos EUA — ou seja, o famoso “pagar para não apanhar”. Mas, diante da reação irônica dos brasileiros, o efeito prático da medida foi o contrário: o tarifaço foi visto como um blefe mal executado, com Trump entregando tudo que Lula exigiu sem levar nada.

No X (antigo Twitter), o termo “laranjão arregou” entrou nos assuntos mais comentados. “O tarifaço virou tarifinha”, brincou uma internauta. “Pelo visto, o Lula sabe jogar truco. Não arregou e ainda pediu seis”, disse outro, lembrando o tom confiante do presidente diante da ameaça norte-americana.

Veja as várias reações no X:

















Se a intenção era intimidar, o resultado foi o oposto. O governo brasileiro sai fortalecido, com seu setor exportador preservado e o episódio servindo como lição sobre o que acontece quando se mistura diplomacia com fanatismo ideológico.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians