9382 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O tão alardeado tarifaço de Donald Trump contra o Brasil virou motivo de piada nas redes sociais. O decreto assinado nesta quarta-feira (30), que promete elevar para 50% as tarifas de importação, vem com uma lista de quase 700 exceções — exatamente os produtos que o governo Lula exigiu que ficassem de fora. O resultado? Um tarifaço que não atinge café, suco de laranja, minério de ferro, aviões ou combustíveis — que juntos somam mais de 90% das exportações brasileiras aos EUA.
A medida, que entra em vigor em sete dias, foi anunciada pela Casa Branca como uma resposta a políticas brasileiras que ameaçariam a “segurança nacional e a economia dos Estados Unidos”. No entanto, o texto mistura acusações vagas com ataques diretos ao Supremo Tribunal Federal e ao ministro Alexandre de Moraes, reforçando o tom político da decisão.
Nos bastidores, o governo Lula já havia feito pressão diplomática para proteger setores estratégicos. E venceu. A aviação civil, a mineração, a indústria de sucos e até o setor siderúrgico foram poupados. As ações da Embraer subiram 10% após a publicação da lista de isentos, e o dólar recuou imediatamente, refletindo alívio no mercado.
O decreto ainda prevê que o Brasil pode “evitar a aplicação integral das tarifas” caso se alinhe aos interesses dos EUA — ou seja, o famoso “pagar para não apanhar”. Mas, diante da reação irônica dos brasileiros, o efeito prático da medida foi o contrário: o tarifaço foi visto como um blefe mal executado, com Trump entregando tudo que Lula exigiu sem levar nada.
No X (antigo Twitter), o termo “laranjão arregou” entrou nos assuntos mais comentados. “O tarifaço virou tarifinha”, brincou uma internauta. “Pelo visto, o Lula sabe jogar truco. Não arregou e ainda pediu seis”, disse outro, lembrando o tom confiante do presidente diante da ameaça norte-americana.
Veja as várias reações no X:
ARREGÃO pic.twitter.com/HgmKdth6Dy
— Adri Souza ???? ?? (@adrisouzareal) July 30, 2025
ARREGÃO: Trump peida pra dentro, adia o tarifaço para dia 06/08 e já retira mais de 90 produtos da lista de taxação.
— Seja Subversivo (@sejasubversivo) July 30, 2025
TRUMP ARREGOU pic.twitter.com/WxjZBXlI4c
Em resumo, você já tinha visto aqui duas semanas atrás:
— Victor Garcia (@toninhodocall) July 30, 2025
As taxas de Trump não afetam mais o país.
Embraer subindo 8%
Ibovespa 1%
E tudo virou espuma.
TACO!!
Trump Arregou
— Sergío ????????? (@SergioRosa_) July 30, 2025
ARREGÃO pic.twitter.com/CryrmmovPz
A UNIÃO EUROPEIA olhando a lista de ISENÇÕES de tarifas do Brasil pelo TACO-Trump: pic.twitter.com/mTNIjW1XDA
— Suzana GuaraniKaiowá (@sudornelles) July 30, 2025
TRUMP ARREGOU
— Daniel Maia de Mello (@DanielMaiaMello) July 30, 2025
tarifa de 50% foi fake.
As exceções foram gigantes.
Trump Always Chickens Out!!
TACO pic.twitter.com/K8ZlIJxAQp
Após sanções contra o Brasil, Alexandre Magnitsky de Moraes sai pra jantar um TACO (Trump Always Chickens Out) pic.twitter.com/ml8mi5mAeV
— Debocheria (@debocheria) July 30, 2025
TACO
— Edson Salvio Junior (@esalviojr) July 30, 2025
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/ywB2gnLfLX