12377 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na última quinta-feira (9), o portal Metrópoles publicou uma reportagem com informações falsas sobre a Operação Sem Desconto, insinuando que a Polícia Federal teria apreendido “carros de luxo, como Ferrari e Porsche” em endereços ligados ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) — entidade da qual Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é vice-presidente.
A manchete sensacionalista — “Ferrari, Porsche: veja carrões apreendidos em operação contra sindicato ligado a irmão de Lula” — foi rapidamente desmentida. Documentos oficiais obtidos pela revista Fórum comprovam que nenhum carro de luxo foi apreendido em locais ligados ao Sindnapi, a seus dirigentes ou a Frei Chico. As buscas da PF resultaram apenas na apreensão de documentos, computadores e quantias em espécie, sem qualquer vínculo com veículos de alto valor.
Os carros citados na matéria pertencem a outras entidades investigadas no mesmo inquérito, mas o Metrópoles não fez essa distinção, optando por associar o nome de Frei Chico e do sindicato à imagem dos automóveis, em uma tentativa evidente de manipulação política. “Nada há na investigação que relacione o Sindnapi ou seus diretores aos veículos mencionados”, afirmou a defesa, representada pelos advogados Daniel e André Bialski, Bruno Borragine e Rodrigo Dantas Valverde.
Valverde foi ainda mais duro: “O Metrópoles é parte interessada nessa história. A reportagem é mentirosa, induz o leitor ao erro e tem um único objetivo: atingir politicamente o irmão do presidente Lula. Esse tipo de jornalismo parcial espalha fake news que depois são reproduzidas em massa nas redes bolsonaristas”, afirmou à Fórum.
Documentos e notas da própria Polícia Federal confirmam que Frei Chico não é investigado. Militante histórico do movimento sindical e responsável por apresentar Lula às lutas dos metalúrgicos do ABC nos anos 1970, ele exerce apenas função política e representativa no Sindnapi, sem envolvimento administrativo ou financeiro.

O Sindnapi, fundado em 2000, é uma das maiores entidades de defesa de aposentados do país e foi, inclusive, pioneiro em denunciar as fraudes hoje investigadas pela PF — ainda durante os governos Michel Temer e Jair Bolsonaro. Em nota, o sindicato reiterou sua confiança na Justiça e reafirmou que “sempre pautou sua atuação na lisura e na defesa dos aposentados e pensionistas”.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.