5509 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em discurso contundente durante encontro com estudantes em São Bernardo do Campo (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um claro recado ao governo norte-americano ao defender a soberania do Brasil e da América Latina contra tentativas de interferência externa. Sem citar nominalmente Donald Trump, Lula foi enfático ao declarar a necessidade de "sonhar que este continente será independente, que nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil", classificando a postura como "questão de dignidade e caráter".
O alerta ocorre em meio ao acirramento das tensões entre os dois países, que incluem a imposição de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras pelos EUA e a suspensão de vistos para ministros do Supremo Tribunal Federal - medidas retaliativas de Trump ao inquérito das tramas golpistas de Jair Bolsonaro. A situação se agrava com o envio de mais de 10 mil soldados norte-americanos para o Caribe, próximo à Venezuela, e a confirmação de operações da CIA para derrubar o governo de Nicolás Maduro.
Em paralelo às questões geopolíticas, Lula anunciou um novo edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares, com investimento de R$ 108 milhões para até 500 iniciativas em 2026. O presidente também rebateu críticas da elite financeira, afirmando que "a Faria Lima vai brigar com a gente" mas reforçando que os recursos são "investimento na sobrevivência do povo periférico", garantindo que "a filha da empregada possa fazer o Enem ao lado do filho da patroa".
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.