2335 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo brasileiro confirmou o envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza em meio à crise humanitária agravada pela ofensiva israelense. O anúncio foi feito pela primeira-dama Janja Lula da Silva durante o Fórum Mundial de Alimentação da FAO, em Roma, e imediatamente elogiado pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que reforçou o compromisso do Brasil com a paz e a soberania palestina.
Em publicação nas redes sociais, a ministra petista destacou a importância do gesto solidário do governo Lula: "O envio de ajuda humanitária à população de Gaza pelo governo do Brasil é uma iniciativa importante do presidente Lula". Gleisi não poupou críticas ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmando que "nada vai apagar o sofrimento imposto a milhões de pessoas e os crimes de Netanyahu", mas reafirmou que o Brasil "nunca desistiremos de buscar a paz, a justiça e o direito do povo palestino a ter seu estado soberano".
O posicionamento do governo brasileiro ocorre em um contexto de extrema gravidade na região, onde a fome e a desnutrição já ceifaram centenas de milhares de vidas. Durante seu discurso em Roma, Janja fez um apelo contundente para que a comunidade internacional aja com mais celeridade diante do colapso humanitário, defendendo que "a única guerra em que todos sairemos vencedores é a guerra contra a fome". A iniciativa brasileira consolida a posição diplomática do país contra o genocídio em Gaza e em defesa de uma solução pacífica que garanta os direitos do povo palestino.
O envio de ajuda humanitária à população de Gaza pelo governo do Brasil é uma iniciativa importante do presidente @LulaOficial. Como disse a @JanjaLula, ao anunciar a inciativa no Fórum Mundial de Alimentação da FAO, o povo palestino precisa de todo apoio material e político…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) October 18, 2025