1899 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em avaliação sobre o momento das relações Brasil-Estados Unidos, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, manifestou otimismo moderado, porém destacou a necessidade de cautela nas negociações com o governo de Donald Trump. Em entrevista, neste sábado (18), o experiente diplomata reconheceu que houve um "quebra-gelo" no diálogo entre os dois países e que o "respeito mútuo" foi restabelecido, mas enfatizou que estes são apenas os primeiros passos de um processo que exige realismo.
"Estou otimista, mas com realismo e cautela. O gelo foi quebrado. E o respeito mútuo restabelecido. Isso é importante. Mas são apenas os primeiros passos", afirmou Amorim, um dos principais conselheiros do presidente Lula em política externa. Suas declarações refletem o cuidado do governo brasileiro em conduzir as tratativas sem abrir mão dos interesses nacionais, especialmente em temas sensíveis como os minerais críticos e terras raras, insumos estratégicos para a indústria tecnológica e transição energética.
O posicionamento de Amorim ocorre em um contexto de possível aproximação entre Lula e Trump, que poderiam se encontrar durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático na Malásia, no fim de outubro. Enquanto isso, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, prepara-se para discutir com o secretário de Energia norte-americano as diretrizes estabelecidas por Lula para atrair investimentos internacionais sem descuidar das prioridades brasileiras, sinalizando que qualquer avanço nas relações passará pela defesa intransigente da soberania nacional.
Com informações da GloboNews
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.