4459 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (21) que o governo deve concluir ainda hoje a proposta que será enviada ao Congresso Nacional para recompor o Orçamento de 2026. A medida é uma resposta à derrubada, pelo Legislativo, da Medida Provisória que previa aumento de impostos e visava reforçar a arrecadação federal.
Segundo Haddad, uma reunião realizada na segunda-feira (20) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lideranças do Congresso discutiu alternativas para garantir o equilíbrio fiscal sem comprometer os investimentos e programas sociais do governo. “A Casa Civil e a Fazenda estão reunidas para processar o que foi discutido com os líderes, e até o começo da tarde vamos ter uma definição do que fazer”, declarou o ministro.
Haddad destacou que a prioridade é garantir a harmonia entre todas as leis que estruturam o Orçamento — especialmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a peça orçamentária propriamente dita. O objetivo é evitar discrepâncias entre receitas e despesas que possam comprometer a execução de obras e projetos estratégicos.
“Essas leis têm que dialogar entre si, senão você tem problema de execução orçamentária. E tudo que não queremos é ter problema de emenda, de obra interrompida”, alertou o ministro.
O governo busca agora recompor o equilíbrio fiscal sem abrir mão das políticas sociais e dos investimentos públicos, reafirmando o compromisso do presidente Lula com a responsabilidade econômica e o desenvolvimento inclusivo.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.