O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo domingo (26), durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia. A informação foi confirmada por fontes do governo americano à correspondente Raquel Krähenbühl, da Globo, e também por integrantes do governo brasileiro, embora o compromisso ainda não tenha sido oficialmente anunciado pela Casa Branca ou pelo Itamaraty.
Fontes do governo americano me disseram que encontro de Trump com Lula será domingo, dia 26. Oficialmente Casa Branca e Departamento de Estado ainda não confirmaram. Fontes do governo brasileiro já tinham dito que reunião seria domingo.
Lula embarcou nesta terça-feira (21) para uma viagem de uma semana pela Ásia, com paradas na Indonésia e na Malásia. O domingo foi reservado pelo Planalto para encontros bilaterais — entre eles, um já confirmado com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. A reunião com Trump, segundo assessores, depende apenas de um “ajuste final de agendas”.
Se o encontro for confirmado, será o primeiro diálogo direto entre Lula e Trump desde o início da crise diplomática provocada pelo tarifaço americano, em julho, quando o governo dos EUA elevou em 50% as taxas de importação sobre produtos brasileiros, sob justificativa de “retaliação política”. O governo brasileiro tenta reverter as tarifas e deve colocar o tema como prioridade na conversa.
O Planalto vê a reunião como uma chance de reorganizar a relação bilateral e amenizar as tensões recentes. A aproximação vem sendo costurada desde o encontro entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, há duas semanas — diálogo considerado essencial para restabelecer a ponte diplomática entre Brasília e Washington.
Além da pauta comercial, Lula deve reafirmar sua oposição a qualquer tipo de intervenção militar dos EUA na América do Sul, em meio às ameaças de Trump contra Nicolás Maduro (Venezuela) e Gustavo Petro (Colômbia). O presidente brasileiro tem defendido uma América Latina soberana, pacífica e cooperativa, sem interferência estrangeira.
Durante a viagem, Lula também participará da cerimônia de abertura da Cúpula da ASEAN, que reúne as principais economias do Sudeste Asiático, e de encontros com empresários, reforçando o papel do Brasil como potência global e mediador diplomático entre o Sul Global e as grandes potências.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.