3843 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O senador Fabiano Contarato (PT-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, defendeu nesta quarta-feira (22) a autorização do Ibama que permite à Petrobras iniciar a perfuração do poço pioneiro de petróleo na Margem Equatorial, na costa do Amapá. Segundo ele, o processo de licenciamento foi “rigoroso e independente” e representa “um avanço significativo” para o país.
Contarato afirmou que a decisão equilibra responsabilidade ambiental e soberania energética. “Considero positiva e acertada a posição do Ibama ao autorizar a perfuração na Margem Equatorial”, disse o parlamentar, destacando que o país não pode abrir mão de explorar suas riquezas de forma sustentável.
O senador ponderou que a transição para uma matriz energética limpa deve ser feita com planejamento e cautela. “Não é possível mudar da noite para o dia de combustíveis fósseis para fontes renováveis. A pesquisa da Petrobras é parte desse processo de transição justa”, explicou.
Apesar do apoio, Contarato reforçou a necessidade de rigor na execução do projeto. “Temos que garantir que toda e qualquer atividade nessa região seja feita com responsabilidade, protegendo a biodiversidade e os povos da Amazônia”, afirmou, lembrando que o tema será central na COP30, em novembro de 2025, em Belém (PA).
A licença ambiental do Ibama autoriza a Petrobras a perfurar o poço FZA-M-59, situado a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas e 175 km da costa, abrindo caminho para uma nova fronteira energética nacional.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.