O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a mostrar o temperamento autoritário herdado do pai ao atacar o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) nas redes sociais. O estopim foi uma declaração do mineiro, que chamou de “imprudente” uma eventual candidatura presidencial de Eduardo em 2026, lembrando que o deputado vive atualmente nos Estados Unidos.
Em resposta, o filho de Jair Bolsonaro ironizou e partiu para o ataque: “Imprudente foi darmos a vaga do Senado para você. Mas muitos dos nossos erros serão corrigidos.” A fala, carregada de arrogância e ressentimento, expõe as fissuras dentro da extrema direita e mostra o racha crescente entre o bolsonarismo radical e a direita oportunista que tenta se distanciar do clã.
Veja:
Imprudente foi darmos a vaga do senado para você. Mas muitos dos nossos erros iremos corrigir. pic.twitter.com/wcMyH5fzBz
Cleitinho havia dito que uma campanha presidencial exige presença no país e afirmou que Eduardo “perderia para Lula”. A repercussão foi imediata: bolsonaristas mobilizaram uma onda de ataques virtuais contra o senador, forçando-o a recuar. Pressionado, ele se desculpou publicamente e disse que suas falas foram “tiradas de contexto”, garantindo ser “grato e leal” a Jair Bolsonaro.
Mesmo assim, a resposta de Eduardo manteve o clima de hostilidade. O deputado afirmou que a direita precisa “corrigir erros” e defendeu maior união do campo conservador — um discurso contraditório vindo de quem costuma alimentar guerras internas e dividir o próprio grupo.
Nos bastidores, o bolsonarismo vive um impasse sobre quem representará o campo em 2026. Além de Eduardo, Michelle Bolsonaro é vista como possível candidata à Presidência ou ao Senado, enquanto o governador Tarcísio de Freitas desponta como o nome preferido da direita “moderada”. Outros nomes como Romeu Zema, Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite também se movimentam, de olho no Planalto.
O episódio expõe o caos e a fragmentação do bolsonarismo, que, sem liderança sólida e com o patriarca cada vez mais enfraquecido pela Justiça, segue se digladiando em público enquanto Lula consolida sua liderança política e popular.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.