3081 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assinou nesta sexta-feira (24) uma carta rogatória para que o blogueiro Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo, seja formalmente notificado nos Estados Unidos, onde reside há dez anos. O procedimento judicial internacional é necessário para informar pessoalmente o acusado sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que o incrimina por coação no curso do processo.
Na carta, Moraes solicitou às autoridades norte-americanas que Figueiredo seja intimado e que apresente sua defesa no prazo de 15 dias após o recebimento da notificação. O trâmite burocrático deve passar pelas diplomacias do Brasil e dos EUA, além de depender da atuação do Judiciário norte-americano, o que deve tornar o processo demorado.
Figueiredo e o deputado Eduardo Bolsonaro foram denunciados ao STF no inquérito que apurou sua participação na promoção do "tarifaço" norte-americano contra o Brasil e de sanções contra integrantes do governo federal e do Supremo. O procurador-geral Paulo Gonet afirmou que ambos atuaram para promover "graves sanções" contra o país na tentativa de influenciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pela trama golpista. Em resposta, os acusados emitiram nota conjunta reafirmando que continuarão atuando com "parceiros internacionais" contra autoridades brasileiras.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.