3491 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, denunciou com veemência o pedido do senador Flávio Bolsonaro para que os Estados Unidos enviem forças militares ao Brasil. "Pela primeira vez na história, um senador da República defende que uma potência estrangeira realize um ataque militar ao próprio país", escreveu o petista nas redes sociais, classificando o ato como um novo capítulo do "golpe continuado" da família Bolsonaro.
De acordo com Lindbergh, o pedido de intervenção estrangeira ocorre estrategicamente às vésperas do encontro entre o presidente Lula e Donald Trump, refletindo o temor da extrema-direita com o isolamento internacional e o fortalecimento de um "Brasil soberano, respeitado e líder no diálogo democrático global". O parlamentar relacionou a ação de Flávio às articulações do irmão, Eduardo Bolsonaro, que já havia defendido sanções internacionais e a aplicação da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras.
O contexto regional preocupa, com os EUA intensificando operações militares na América do Sul sob a justificativa de combate ao narcoterrorismo. Recentes ataques a navios nas proximidades do continente deixaram mais de 30 mortos, enquanto Washington anuncia o envio de tropas para o Caribe e oferece recompensa de US$ 50 milhões pela captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro. Contra o Brasil, as medidas já incluem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e sanções a ministros do STF.
O Brasil está sob ataque da família Bolsonaro, numa escalada de golpe continuado que agora busca legitimar uma intervenção estrangeira contra o nosso país. Tudo começou com a defesa de sanções internacionais, revogação de vistos de autoridades brasileiras, aplicação da Lei…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) October 23, 2025