2666 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Papa Leão 14 recebeu representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e de mais 130 organizações populares em um encontro histórico no Vaticano, marcando sua primeira audiência com o movimento sem terra brasileiro.
Em discurso contundente durante a quinta edição do Encontro Mundial de Movimentos Populares, o pontífice afirmou que "a terra, o teto e o trabalho são direitos sagrados pelos quais vale a pena lutar", estabelecendo um tom de apoio explícito às causas sociais defendidas pelos movimentos. A dirigente do MST, Ayala Ferreira, presenteou o papa com uma imagem de Ossanha feita com miçangas do candomblé, simbolizando a diversidade religiosa e cultural do movimento.
Além do MST, o Brasil foi representado por outras organizações como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e o Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira. O papa defendeu que a Igreja deve estar junto desses movimentos, descrevendo-a como "uma Igreja pobre para os pobres, uma Igreja que se inclina, que assume riscos, que é valente, profética e alegre".
Em tom político, Leão 14 alertou sobre os riscos da globalização mal administrada, que pode "aumentar a pobreza e a desigualdade", enquanto elogiou a força transformadora dos movimentos de base, capazes de gerar "novas políticas públicas e direitos sociais" através da solidariedade e do cuidado com o próximo.
Com informações do Brasil de Fato
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.