4799 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou um duro ataque contra a Organização das Nações Unidas durante sua visita à Malásia, afirmando que a ONU e outras instituições multilaterais "pararam de funcionar" e falharam em proteger as vítimas do conflito na Faixa de Gaza. Em declaração feita após reunião com o primeiro-ministro malaio Anwar Ibrahim, Lula questionou: "Quem pode aceitar o genocídio que vem ocorrendo na Faixa de Gaza há tanto tempo?" e foi enfático ao afirmar que "as instituições multilaterais criadas para impedir que esses eventos aconteçam pararam de funcionar".
O presidente brasileiro reforçou que a paralisia da ONU diante das tragédias humanas compromete a credibilidade da organização e destacou a necessidade urgente de reforma no sistema multilateral. As declarações ocorrem em um contexto onde, segundo relatos do padre Gabriel Romanelli, pároco da Igreja da Sagrada Família em Gaza, o sofrimento da população local permanece intenso apesar dos cessar-fogos anunciados, com ajuda humanitária tendo dificuldades para chegar e uma crise econômica que impede a população de adquirir alimentos mesmo com a gradual normalização do mercado.
Lula deve seguir sua agenda diplomática encontrando-se com o presidente norte-americano Donald Trump durante a cúpula da ASEAN para discutir comércio bilateral e governança global.
Com informações da agência ANSA
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.