1890 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Centenas de manifestantes tomaram as ruas de Kuala Lumpur neste domingo (26) para protestar contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à cúpula da ASEAN e denunciar o apoio de Washington a Israel no conflito em Gaza. Carregando bandeiras palestinas e cartazes com frases como "Abaixo o imperialismo dos EUA" e "Trump, você não é bem-vindo na Malásia", os manifestantes se concentraram na Praça Merdeka exigindo justiça e gritando "Palestina Livre". O protesto, que inicialmente estava previsto para ocorrer no Ampang Park - área próxima ao local da cúpula que foi interditada pela polícia - reforçou o clima de tensão durante a visita do líder americano.
Segundo a agência Sputnik, os manifestantes denunciaram as ações militares israelenses no enclave palestino, classificando-as como genocídio, e exigiram a imposição de sanções contra Israel. A presença policial foi intensificada na região para conter os protestos, que ocorreram paralelamente aos encontros diplomáticos da cúpula regional. A manifestação reflete o sentimento anti-imperialista e a forte solidariedade com a causa palestina marcantes na sociedade malaia, mesmo durante um evento de importância internacional como a cúpula da ASEAN.
???? Manifestantes malayos repudian a Trump
— HispanTV (@Nexo_Latino) October 26, 2025
??Cientos de malayos protestaron en Kuala Lumpur contra la visita de Trump a la cumbre de la ASEAN. Lo acusan de facilitar el genocidio en Gaza. Con pancartas y símbolos palestinos, exigieron justicia y gritaron “Palestina libre”. pic.twitter.com/idudVxu0fR