6347 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, sinalizou nesta quinta-feira (30) que poderá pedir vista no julgamento que pode casssar o mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e torná-lo inelegível. O caso está marcado para a próxima terça-feira (4) e gera apreensão dentro da Corte, segundo informações da colunista Bela Megale, em O Globo.
Nos bastidores, Nunes Marques tem dito que costuma pedir vista em processos “complexos”, especialmente quando envolvem governadores, senadores ou prefeitos de capitais, por entender que as decisões têm impacto administrativo significativo. Se o pedido for confirmado, o julgamento será suspenso por até 60 dias, o que pode empurrar a conclusão do caso para fevereiro de 2026.
O processo, relatado pela ministra Isabel Gallotti, que deixará o TSE em menos de um mês, investiga o uso eleitoreiro de recursos da Fundação Ceperj e da Uerj em 2022. O TRE-RJ havia absolvido Castro por falta de provas, mas a Procuradoria Eleitoral recorreu, levando o caso ao tribunal superior.
A inclusão do julgamento na pauta ocorreu um dia após a operação policial que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro, o que gerou desconforto entre ministros. A defesa de Castro alega coincidência política e prepara sustentação oral. No entorno do governador, a expectativa é de que Nunes Marques peça vista e atraste a decisão sobre o futuro político do aliado de Bolsonaro.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.