1901 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Durante visita à Aldeia Vista Alegre de Capixauã, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, o presidente Lula anunciou o fornecimento de energia elétrica para 4.338 famílias indígenas, beneficiando uma população de mais de 13 mil pessoas. Surpreso com a falta de energia na comunidade, o presidente garantiu que resolverá o problema por meio de soluções como placas solares, preservando o ambiente ao mesmo tempo, em que leva desenvolvimento para as aldeias.
"Hoje a energia é a coisa mais fácil para a gente fazer, porque a gente pode fazer placa solar, a gente pode preservar o ambiente, pode trazer energia para vocês, e eu prometo para vocês que vocês vão ter energia aqui na comunidade de vocês", afirmou Lula, em compromisso firmado diante dá cacique Irenilce Kumaruara e das ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente).
Em outro anúncio significativo, Lula revelou a criação da Universidade Indígena, que será lançada no próximo dia 17 de novembro em Brasília. A instituição terá sede na capital federal, mas funcionará com sistema de extensões em todos os estados, permitindo que jovens indígenas possam estudar próximos de suas comunidades. A agenda no Pará integra os preparativos para a COP30, reforçando o compromisso do governo com as populações tradicionais da Amazônia.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.