2484 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou acreditar que o tempo de Nicolás Maduro à frente da Venezuela “está chegando ao fim”. A declaração foi feita em entrevista ao programa 60 Minutes, da CBS, neste domingo (2), e repercutiu nas redes após ser divulgada pelo perfil oficial da Casa Branca.
Ao ser questionado se os dias de Maduro como presidente “estão contados”, Trump respondeu: “Eu diria que sim. Acho que sim.” A declaração reforça o tom de ameaça de Washington contra Caracas, em meio à escalada militar americana na região.
Durante a entrevista, Trump se recusou a confirmar ou negar relatos sobre possíveis ataques militares dentro da Venezuela. “Não vou dizer o que vou fazer com a Venezuela, se vou fazer ou não”, afirmou, em tom ambíguo. Apesar disso, o presidente americano descartou uma guerra aberta: “Duvido. Não acho que vá acontecer.”
Nas últimas semanas, os Estados Unidos intensificaram operações navais no Caribe e no Pacífico, alegando combate ao narcotráfico. Fontes da imprensa americana relatam que mais de 15 embarcações foram atacadas desde setembro, com ao menos 65 mortos.
Para Maduro, essas movimentações revelam o verdadeiro objetivo norte-americano: “impor uma mudança de regime em Caracas e se apoderar do petróleo venezuelano” — uma estratégia já conhecida da política externa dos EUA contra países soberanos que não se curvam aos seus interesses.
Enquanto isso, a América Latina observa com preocupação mais um episódio de interferência imperialista, em meio a esforços regionais — liderados inclusive pelo presidente Lula — para preservar a paz e a autonomia dos povos latino-americanos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.