2685 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em resposta firme aos planos de intervenção norte-americanos, a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, rejeitou categoricamente qualquer possibilidade de ingerência militar dos Estados Unidos em território mexicano. "Aceitamos ajuda em informação, em inteligência, mas a intervenção, não. O México é um país livre e soberano", declarou Sheinbaum, em clara mensagem ao governo Trump que especula o envio de tropas sob o pretexto de combate ao narcotráfico.
A líder mexicana foi enfática ao diferenciar cooperação internacional de intervenção militar, defendendo que a construção da paz passa necessariamente por justiça social e um sistema judicial eficiente, não pela militarização. "Há quem peça, como ocorreu com a guerra contra o narcotráfico, a militarização e a guerra. Isso não funcionou. Foi o que levou à situação de violência em Michoacán", criticou Sheinbaum, em referência às políticas de segurança do ex-presidente Felipe Calderón.
As declarações ocorrem em meio a especulações reveladas pela NBC News sobre planos do governo Trump de enviar tropas e agentes de inteligência ao México. Sheinbaum também repudiou veementemente qualquer proposta de "tentações autoritárias" e práticas como execuções extrajudiciais, afirmando que "isso jamais ocorrerá sob meu governo". A posição da líder mexicana reforça a defesa da soberania nacional diante das crescentes pressões intervencionistas do governo norte-americano na região.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.