598 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo Lula deu mais um passo histórico na transformação ecológica do país. O Ministério da Fazenda, em parceria com o BNDES e o Fundo Verde para o Clima (GCF), anunciou nesta terça-feira (4), durante o COP30 Business and Finance Forum, em São Paulo, a criação de um fundo catalítico de investimento em participações, com lançamento previsto para 2026. O projeto, o primeiro do tipo dedicado a um único país, terá aporte inicial de mais de US$ 400 milhões e deve alavancar mais de US$ 1 bilhão em recursos privados.
O novo fundo integra a Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP), iniciativa do governo federal para mobilizar grandes investimentos voltados à transição verde, inovação e inclusão produtiva. O ministro Fernando Haddad destacou que a BIP conecta o Plano de Transformação Ecológica com projetos capazes de “impulsionar uma economia de baixo carbono e inclusiva”.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a iniciativa consolida o Brasil como referência mundial em financiamento verde. “Ao estruturar mecanismos de capital catalítico com o setor privado, reafirmamos o papel do BNDES como indutor do desenvolvimento sustentável e inclusivo”, afirmou.
O projeto conta com o apoio de parceiros internacionais como Bloomberg Philanthropies e a Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ). Para Michael Bloomberg, o fundo é prova de que “a colaboração público-privada pode desbloquear os recursos necessários para combater as mudanças climáticas e melhorar a vida das pessoas no Brasil”.
A diretora executiva do GCF, Mafalda Duarte, ressaltou que o fundo reduzirá barreiras para o investimento climático, atraindo capital privado e fortalecendo a infraestrutura financeira verde no país. A expectativa é que o modelo seja replicado em outras economias emergentes, demonstrando o potencial do Brasil em liderar soluções climáticas globais.
Com essa iniciativa, o governo Lula reafirma o compromisso de reduzir as emissões brasileiras entre 59% e 67% até 2035, aliando desenvolvimento, soberania e sustentabilidade.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.