1843 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) instalou um centro de inteligência em Belém (PA) para monitorar e reforçar as ações de segurança durante a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorre neste mês na capital paraense. A estrutura, que começou a funcionar no início de novembro, permanecerá ativa até o dia 23, acompanhando de forma contínua todos os eventos ligados ao encontro internacional.
A medida integra o esforço do governo Lula para garantir a segurança de chefes de Estado, representantes internacionais e lideranças ambientais que participam da conferência. Segundo a Abin, o centro reúne profissionais especializados em análise e contrainteligência, que produzem relatórios diários sobre o cenário local e possíveis riscos à segurança dos participantes.
O objetivo principal, segundo a agência, é “agilizar o processamento e a disseminação de informações estratégicas”, priorizando ocorrências que demandem resposta imediata. A estrutura busca antecipar ameaças intencionais ou acidentais e apoiar as autoridades federais e estaduais responsáveis pela proteção das delegações e do público presente.
Além da unidade em Belém, a Abin também instalou um centro de inteligência no Rio de Janeiro, responsável por monitorar eventos paralelos à COP30, como o Fórum de Líderes Locais e o Encontro Mundial de Prefeitos, que reúnem governantes e representantes de cidades de diversos países.
A COP30, realizada pela primeira vez na Amazônia, reúne milhares de representantes de governos, instituições internacionais e movimentos ambientais em torno de metas de sustentabilidade e transição ecológica. O evento consolida o protagonismo do Brasil e da Amazônia sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas discussões globais sobre o clima.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.