474 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), afirmou nesta quarta-feira (5) que deixará o partido caso a legenda decida lançar o governador Cláudio Castro como candidato ao Senado nas eleições de 2026. Portinho, que pretende disputar a reeleição, já iniciou conversas com outras siglas, como o Republicanos, para garantir espaço em uma nova legenda, segundo o Metrópoles.
Durante um almoço promovido pelo Grupo Esfera, em Brasília, o senador declarou que o PL precisará de “nomes competitivos” nas próximas eleições, lembrando que duas vagas por estado estarão em disputa. No Rio de Janeiro, o partido já conta com Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente condenado por tentativa de golpe, como um dos nomes certos.
Portinho afirmou que sua possível saída do PL seria motivada por “questões eleitorais e de espaço político”, e não por divergências pessoais. Nos bastidores, porém, o racha reflete o avanço das disputas internas entre bolsonaristas fluminenses, agravadas após os massacres nos complexos da Penha e do Alemão, quando Cláudio Castro tentou capitalizar politicamente as ações violentas da polícia.
O governador, alvo de críticas e investigações por abuso de poder e omissão em operações letais, viu sua popularidade entre a extrema direita aumentar, o que reacendeu especulações sobre sua candidatura ao Senado com apoio de setores bolsonaristas.
Apesar de Bolsonaro demonstrar simpatia pela reeleição de Portinho, aliados reconhecem que Castro passou a ser visto como figura-chave no campo conservador do Rio. A disputa expõe mais uma divisão interna no PL, partido que vive um processo de fragmentação acelerado desde o isolamento político da família Bolsonaro e o avanço das investigações sobre seus aliados.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.