3993 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em discurso estratégico na COP30, a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, Dilma Rousseff, anunciou que a instituição financiará projetos para uma transição ecológica com foco na justiça social e no uso de moedas locais. "A cada megawatt de energia limpa financiado; a cada hectare restaurado; a cada comunidade retirada da vulnerabilidade ambiental, estamos expressando nosso compromisso com uma transição justa", declarou Dilma durante a plenária de chefes de Estado em Belém.
A ex-presidenta brasileira defendeu que a ação climática deve estar conectada a uma estratégia ampla de progresso social, com empregos, inovação e proteção dos mais vulneráveis. Ela criticou o atual cenário internacional marcado por "conflitos geopolíticos, guerras, protecionismos e instabilidades financeiras" que dificultam o fluxo de recursos necessários para o combate às mudanças climáticas.
Dilma enfatizou o compromisso do banco em oferecer financiamento climático em condições mais favoráveis, utilizando moedas locais para mitigar riscos cambiais e tornar o crédito mais acessível aos países em desenvolvimento. A proposta representa uma alternativa concreta ao sistema financeiro tradicional dominado pelo dólar e fortalece a autonomia dos países do Sul Global na implementação de suas políticas ambientais e sociais.
Com informações do Brasil de Fato
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.