1684 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em discurso na IV Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia, em Santa Marta, na Colômbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou uma estratégia clara para o combate ao crime organizado, rejeitando soluções simplistas e defendendo a cooperação internacional como único caminho eficaz. “Não existe solução mágica para acabar com a criminalidade. É preciso reprimir o crime organizado e suas lideranças, estrangulando seu financiamento e rastreando e eliminando o tráfico de armas”, declarou Lula durante o encontro que reuniu líderes das duas regiões.
O presidente enfatizou que a segurança pública é um dever do Estado e um direito humano fundamental, que deve ser exercido dentro dos marcos legais e do respeito ao direito internacional. Para enfrentar o crime transnacional, Lula citou iniciativas concretas já em curso, como a renovação do Comando Tripartite na Tríplice Fronteira – envolvendo Brasil, Argentina e Paraguai – e o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, que reúne nove países sul-americanos em Manaus.
“Ações coordenadas, intercâmbio de informações e operações conjuntas são essenciais”, afirmou, defendendo que estas plataformas permanentes de cooperação são a chave para combater crimes financeiros e o tráfico de drogas, armas e pessoas de maneira estruturada e eficaz.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.