2711 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia fazer uma ligação direta para Donald Trump caso o governo norte-americano não confirme uma nova data para o encontro bilateral ainda este ano. A medida busca destravar as negociações sobre as altas tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras, que atingem atualmente 40% e representam um sério entrave comercial entre os dois países.
De acordo com informações, o chanceler Mauro Vieira deve se reunir ainda esta semana no Canadá com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na tentativa de definir uma agenda para os dois presidentes. Caso as tratativas não avancem, Lula está disposto ao contato pessoal para marcar uma reunião, possivelmente em dezembro nos Estados Unidos.
O governo brasileiro tem como meta central convencer Washington a reduzir progressivamente as tarifas, caindo dos atuais 40% para 10% em 2026, além de discutir a suspensão temporária dessas taxas. As negociações envolvem contrapartidas brasileiras, incluindo ajustes nos impostos do etanol e maior acesso de empresas norte-americanas às reservas de metais raros do Brasil, insumos estratégicos para tecnologia e energia limpa. A tentativa de aproximação ocorre após duas frustrações diplomáticas: Trump recusou participação no G20 na África do Sul onde Lula pretendia discutir o assunto, e também declinou convite para a COP30 no Brasil no ano que vem.
Com informações do CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.