931 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Banco Central publicou nesta segunda-feira (10) resoluções que estabelecem novas regras para o mercado de criptomoedas, com foco principal no combate à lavagem de dinheiro e no aumento da segurança e transparência das operações com ativos virtuais. As normas criam as sociedades prestadoras de serviços de ativos virtuais (SPSAVs) e obrigam bancos e corretoras que atuam no setor a se adequarem às regras de prevenção a ilícitos financeiros, incluindo a identificação completa dos clientes e a comunicação de operações suspeitas ao Coaf.
De acordo com Gilneu Vivan, diretor de regulação do Banco Central, as medidas tornarão as operações com criptomoedas totalmente rastreáveis, permitindo que as autoridades acompanhem todo o caminho percorrido pelos ativos virtuais. "Tudo isso traz um arcabouço de segurança muito maior. As operações passam a ser rastreáveis, ou seja, você vai conseguir entender até onde esse ativo virtual transitou", explicou o diretor.
A partir de 2 de fevereiro de 2026, quando as regras entram em vigor, somente empresas autorizadas pelo BC poderão operar com criptomoedas no Brasil, representando um marco na regulamentação deste mercado que até então funcionava com pouca supervisão.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.