4791 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A semana trouxe um duplo revés para o projeto político do deputado Eduardo Bolsonaro. Enquanto a Primeira Turma do STF avança para torná-lo réu por coação ao Judiciário – o que pode torná-lo inelegível pela Lei da Ficha Limpa –, o recuo do governo americano no tarifaço contra o Brasil desmonta a narrativa que ele mesmo ajudou a construir. A combinação de condenação judicial iminente e fracasso diplomático fragiliza sua posição na disputa pela liderança da direita, abrindo espaço para que seu irmão Flávio Bolsonaro surja como o nome bolsonarista com mais chances em 2026.
A análise publicada pelo Valor Econômico aponta que a possível condenação pelo STF antes do registro de candidaturas pode impedir Eduardo de concorrer, já que a Lei da Ficha Limpa veta a participação de condenados por órgão colegiado. Paralelamente, as negociações do chanceler Mauro Vieira com o secretário de Estado Marco Rubio resultaram na atenuação das tarifas impostas por Donald Trump, medida que Eduardo defendia como retaliação ao suposto lawfare no Brasil. O recuo americano constrange o discurso do deputado e reduz sua influência sobre o eleitorado radical.
Especialistas ouvidos pela reportagem indicam que o segmento mais extremo do bolsonarismo, representado por Eduardo, perde relevância diante da necessidade de ampliar a base eleitoral para derrotar Lula. Pesquisas mostram alta rejeição ao deputado, enquanto o governador Tarcísio de Freitas ganha força como alternativa do centrão e da elite empresarial. Com Jair Bolsonaro possivelmente preso em 2026 e sem condições de apoiar uma candidatura de Eduardo – que estaria inelegível e potencialmente no exterior –, o caminho fica aberto para Flávio Bolsonaro assumir a liderança do campo bolsonarista, aprofundando a crise interna na direita
Com informações do Estado de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.