2488 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal fechou o cerco em torno de Jair Bolsonaro ao rejeitar por unanimidade o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente, abrindo caminho para que ele comece a cumprir os 27 anos e três meses de prisão em regime fechado até o início de dezembro. Com a negativa dos embargos de declaração, o ministro Alexandre de Moraes deve determinar em breve o início efetivo da pena, encerrando um longo processo judicial que condenou Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022.
A publicação do acórdão nos próximos dias dará início à contagem final do prazo recursal, com a defesa bolsonarista tendo apenas cinco dias para tentar um último recurso - os embargos infringentes - que dificilmente prosperará pois exige pelo menos dois votos divergentes, e apenas o ministro Luiz Fux votou pela absolvição. Assessores do tribunal calculam que Bolsonaro terá até, no máximo, 25 de novembro para protocolar o novo recurso, antes que Moraes decrete sua prisão imediata seguindo o mesmo procedimento adotado no caso do ex-presidente Fernando Collor.
Enquanto a definição do local da prisão ainda é analisada - entre o Complexo da Papuda ou cela na Superintendência da PF em Brasília -, outros condenados pelo mesmo processo, como os ex-comandantes militares Garnier Santos, Mauro Cid e Walter Braga Netto, também se preparam para seguir para o regime fechado, marcando o epílogo judicial do núcleo golpista do governo anterior.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.