1908 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo brasileiro comemora uma significativa vitória diplomática após a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de reduzir as tarifas que atingiam produtos agrícolas brasileiros, em um claro recuo que valida a estratégia de negociação adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Edinho Silva, presidente nacional do PT, foi taxativo ao afirmar que "o governo do presidente Lula não se curvou diante de uma medida autoritária", classificando as alíquotas de 50% aplicadas pelos EUA como "irracionais" e destacando que o Brasil optou pela via institucional e diplomática para enfrentar a disputa comercial.
A medida norte-americana, que beneficia setores estratégicos como carne bovina, açaí, banana e café, ocorre um dia após a reunião em Washington entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio, quando o Brasil apresentou uma "proposta geral" para renegociar o tarifaço. De acordo com Vieira, os Estados Unidos demonstraram disposição em acelerar as tratativas, sinalizando que a resposta viria "muito proximamente".
A ordem executiva assinada por Trump tem efeito retroativo e foi justificada com base em "informações e recomendações adicionais de diversas autoridades", representando mais um capítulo no recuo gradual do governo norte-americano que já havia isentado cerca de 700 produtos brasileiros da sobretaxa em julho, comprovando a eficácia da postura soberana adotada pelo governo Lula.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.