11457 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A semana no Congresso começa com a disputa pelo texto do projeto de lei antifacção, cuja votação deve ocorrer nesta terça-feira (18), após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), adiar a análise diante das críticas generalizadas. O relatório de Guilherme Derrite (PL-SP) enfrentou resistência tanto do governo quanto da oposição, que agora tenta atrasar ainda mais a apreciação.
Segundo o UOL, o governo quer encerrar o impasse ainda esta semana para impedir que a extrema-direita continue explorando politicamente o tema — especialmente após as recentes manobras bolsonaristas para tumultuar a discussão. Já os oposicionistas apostam no prolongamento do debate para desgastar o Planalto.
A agenda política volta a se acelerar com o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Brasília depois da COP30. Nesta segunda-feira (16), Lula deve enviar ao Congresso o novo Plano Nacional de Cultura, documento que definirá as diretrizes culturais do país pelos próximos dez anos e que simboliza a retomada da política cultural destruída no governo anterior.
Na terça, Lula viaja a Xambioá, no Tocantins, para inaugurar uma ponte estratégica para a região, e na quinta participa do Salão do Automóvel em São Paulo. No fim da semana, segue para a reunião do G20 em Johanesburgo, marcada pela ausência deliberada de Donald Trump, que decidiu boicotar o evento alegando perseguição a “brancos” — mais uma narrativa racista e fantasiosa típica do trumpismo. Em resposta, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa afirmou que passará a presidência do grupo a uma cadeira vazia.
Por causa do feriado da Consciência Negra, o Legislativo terá uma semana mais curta, mas ainda marcada por atividades relevantes, como os depoimentos da CPI do Crime Organizado e da CPMI do INSS. No Senado, haverá sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, reforçando a importância da data no enfrentamento ao racismo estrutural.
Na economia, o Banco Central divulga nesta segunda o IBC-Br, prévia do PIB de setembro. Na quarta, o Ministério do Planejamento apresenta novo relatório de receitas e despesas, enquanto o IBGE tornará públicos dados atualizados sobre características complementares do mercado de trabalho.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.