1638 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu com veemência e ironia às declarações do chanceler alemão, Friedrich Merz, que fez comentários depreciativos sobre a cidade de Belém após a COP30. Lula destacou a visibilidade internacional conquistada pelo Pará e enalteceu a hospitalidade e a riqueza cultural do estado, que according to ele, superam em qualidade de experiência o que a capital alemã pode oferecer. O presidente rebateu diretamente a fala de Merz, que afirmou que jornalistas alemães teriam ficado aliviados ao deixar a cidade paraense.
Lula convidou simbolicamente o líder europeu a experimentar a verdadeira essência do Pará. “Ele, na verdade, devia ter ido a um boteco no Pará. Deveria ter dançado no Pará. Deveria ter provado a culinária do Pará”, provocou o presidente. E finalizou com um desafio gastronômico: “Ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferecem o Pará e a cidade de Belém. Coma maniçoba, pô!”.
A réplica de Lula surge após Merz ter usado o Brasil como contraponto negativo em um discurso na Alemanha, onde exaltou seu próprio país e insinuou que ninguém desejou permanecer em Belém após a conferência climática, uma declaração que gerou forte repúdio local e consolidou a posição do Pará como um centro de debates globais e de cultura singular.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.