A torcedora do Avaí flagrada em vídeo fazendo ataques racistas e xenofóbicos durante a partida contra o Remo, na Ressacada, em Florianópolis, no último sábado (15), acabou demitida pelo Grupo Orbenk, empresa em que trabalhava. O caso repercutiu nacionalmente, escancarando mais uma vez como parte da nossa sociedade ainda reproduz discursos violentos que a extrema direita tenta normalizar.
Veja:
ATENÇÃO!! Catarinense é flagrada sendo RACISTA no jogo entre Avaí-SC e Remo-PA pela série B!
No começo ela provoca os torcedores adversários, depois começa a ser RACISTA e até o marido dela tenta pará-la mas ela CONTINUA os insultos!! pic.twitter.com/EU07kwqAU9
Em nota, a empresa afirmou ter aplicado seu Código de Ética e Conduta e reforçou que não tolera comportamentos discriminatórios de funcionários, principalmente quando dirigidos contra pessoas por origem, cor ou aparência. A gravação mostrava a torcedora, no setor destinado à torcida mandante, ofendendo paraenses com frases como “vieram de jegue?” e “olha a tua cor”.
O Avaí repudiou oficialmente o episódio e disse ter iniciado a identificação formal da agressora. O clube afirmou que, assim que o processo for concluído, ela será impedida de entrar em jogos e eventos por tempo indeterminado. A diretoria reforçou ainda que mantém programas de combate ao racismo e a qualquer forma de violência nas arquibancadas.
O caso chegou ao Ministério Público de Santa Catarina, que abriu procedimento administrativo para reunir dados e pediu informações à Polícia Militar e ao Avaí. A Polícia Civil, por sua vez, instaurou investigação para avaliar o conteúdo das agressões e determinar como enquadrá-las na legislação.
A torcedora poderá responder pelos crimes de racismo e xenofobia, ambos com penas que variam de dois a cinco anos de prisão, além de multa. As autoridades seguem coletando depoimentos, documentos e imagens para dar continuidade à apuração.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.