2566 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Durante coletiva de imprensa na cúpula do G20 na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a prisão de Jair Bolsonaro seguiu um processo judicial legítimo e transparente. "A Justiça decidiu e todo mundo sabe o que ele fez", declarou Lula, ao ser questionado sobre a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes. O presidente ressaltou que não comenta decisões do Supremo Tribunal Federal, mas destacou que o caso teve uma longa tramitação: "ele foi julgado, teve a presunção de inocência, foram praticamente dois anos e meio de investigações, delações, julgamentos".
Lula também rebateu as críticas do presidente norte-americano Donald Trump, que havia condenado a decisão do STF. "Acho que não tem nada a ver. Acho que o Trump tem que saber que somos um país soberano, que nossa Justiça decide", afirmou o presidente brasileiro, enfatizando a autonomia do sistema judicial nacional.
A prisão de Bolsonaro ocorreu no sábado (22), quando o ex-presidente foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Brasília após a determinação de Moraes, que acatou pedido da PF ao apontar riscos de fuga e violação da tornozeleira eletrônica. A fala de Lula no cenário internacional reforça a narrativa de normalidade institucional e respeito às decisões judiciais, enquanto a condenação de Bolsonaro segue seu curso legal.
Com informações do YouTube
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.