Encontrado em seu escritório, Torres é levado à Papudinha após sentença final por tentativa de golpe

Portal Plantão Brasil
25/11/2025 18:17

Encontrado em seu escritório, Torres é levado à Papudinha após sentença final por tentativa de golpe

0 0 0 0

2564 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ex-ministro bolsonarista Anderson Torres voltou nesta terça-feira (25) ao 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda — a chamada “Papudinha”. Ele foi intimado após o Supremo Tribunal Federal confirmar o trânsito em julgado do processo da tentativa de golpe, encerrando qualquer possibilidade de recurso para o grupo que tentou rasgar a democracia brasileira.

A defesa informou que Torres estava com seu advogado quando recebeu a intimação e foi imediatamente escoltado até a unidade. A ordem de prisão decorre da decisão desta terça, em que o STF determinou a execução das penas de todos os integrantes do núcleo central do golpismo, incluindo o próprio Jair Bolsonaro, já condenado a mais de 27 anos.

Torres, delegado da Polícia Federal, havia sido condenado em setembro pela Primeira Turma do STF a 24 anos de prisão. Os ministros concluíram que ele atuou para viabilizar a tentativa de golpe no fim de 2022, manipulando a estrutura do Ministério da Justiça e permitindo ações destinadas a restringir o voto de eleitores pobres e progressistas em 30 de outubro.

O ex-ministro também foi responsabilizado por abandonar o país dois dias antes dos ataques de 8 de janeiro de 2023, apesar das alertas de inteligência, e por guardar em casa a famigerada minuta golpista que previa intervenção irregular no sistema eleitoral. A condenação inclui crimes como organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do estado democrático de direito e dano qualificado contra patrimônio da União.

Os advogados de Torres haviam pedido que ele cumprisse pena na Papudinha, na Superintendência da PF ou em uma unidade “equivalente”, alegando quadro de depressão desde sua primeira prisão em 2023. A Justiça acatou o pedido e ele retornou ao batalhão onde já ficou preso preventivamente por quatro meses, espaço tradicionalmente destinado a policiais e autoridades condenadas.

Com a confirmação das penas, Torres se junta à fila de bolsonaristas que deverão cumprir longas sentenças impostas pelo STF por atacarem a democracia brasileira — um capítulo que marca o desmonte jurídico da tentativa de instaurar um regime autoritário no país.

Com informações de O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians