Tentativa de transformar igreja em ato pró-golpistas acaba barrada pela Arquidiocese de Curitiba

Portal Plantão Brasil
26/11/2025 13:27

Tentativa de transformar igreja em ato pró-golpistas acaba barrada pela Arquidiocese de Curitiba

0 0 0 0

3992 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A tentativa de transformar uma igreja de Curitiba em palanque bolsonarista terminou em confronto direto com a própria Igreja Católica. Assim que voltou de viagem, o arcebispo dom José Antônio Peruzzo mandou cancelar a vigília articulada pela ex-candidata Cristina Graeml, que pretendia usar a Igreja São Francisco de Paula para um ato político disfarçado de oração. Segundo pessoas próximas, o arcebispo ficou “bastante irritado” ao descobrir que tudo havia sido organizado sem autorização da Arquidiocese.

A orientação interna, repassada a todos os padres, foi objetiva: nenhuma paróquia está autorizada a sediar vigílias políticas, especialmente aquelas relacionadas ao pedido de anistia para golpistas do 8 de janeiro ou à prisão de Jair Bolsonaro. A decisão refletiu a preocupação da Arquidiocese em impedir que templos católicos fossem instrumentalizados pelo bolsonarismo.

Um vídeo que viralizou nas redes mostra dom Peruzzo trancando o portão da paróquia para impedir a entrada dos apoiadores. Do lado de fora, bolsonaristas chegaram a chamar o arcebispo de “sem vergonha”, enquanto uma mulher pedia para que um segurança ignorasse a ordem da autoridade religiosa. O clima de histeria nas imagens terminou com uma apoiadora em prantos, dizendo sentir “tristeza imensa”.

A convocação de Graeml dizia que o objetivo era “rezar pela saúde” de Bolsonaro e pedir anistia para os “milhares de presos e exilados políticos”, expressão usada para vitimizar golpistas condenados pelo ataque de 8 de janeiro. A data do evento coincidia com o trânsito em julgado da condenação de 27 anos imposta pelo STF ao ex-presidente por tramar o golpe de Estado entre 2022 e 2023.

Graeml, que se consolidou como rosto destacado do bolsonarismo no Paraná, tenta capitalizar a prisão de Bolsonaro para manter sua projeção após perder a disputa pela Prefeitura de Curitiba em 2024. Aliados afirmam que ela deve buscar um cargo maior em 2026, possivelmente ao Senado, e vê nesses atos uma forma de alimentar sua base radicalizada.

A mobilização barrada ocorreu em meio ao desgaste provocado pela nova prisão preventiva de Bolsonaro, decretada após ele tentar violar a tornozeleira eletrônica. Desde então, grupos bolsonaristas tentam organizar vigílias e atos religiosos pelo país, buscando criar pressão política e produzir comoção pública em defesa de um líder condenado por tramar um golpe de Estado.

Assista ao vídeo publicado por um bolsonarista indignado contra o padre. Os comentários valem à pena!



Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians