André Mendonça pressiona PF e tenta esticar investigação contra filho de Lula SEM PROVAS

Portal Plantão Brasil
30/6/2026 12:41

André Mendonça pressiona PF e tenta esticar investigação contra filho de Lula SEM PROVAS

0 0 0 0

1240 visitas - Fonte: PlantaoBrasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, conhecido por seus vínculos históricos com o governo anterior, vem exercendo forte pressão sobre a Polícia Federal para acelerar os andamentos da Operação Sem Desconto. A investigação, que tenta ligar Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, a supostas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social, esbarrou na realidade técnica da corporação. Em documento oficial enviado ao magistrado, a instituição de segurança pública deixou claro que o processo de análise de dados está em fase inicial e que o prazo estipulado pelo relator é incompatível com o volume de materiais coletados, desidratando as expectativas da oposição de criar um fato político imediato.

A Polícia Federal detalhou que a equipe atual encarregada do caso conta com apenas 11 agentes, quando seriam necessários ao menos 40 profissionais para cumprir as exigências no tempo pretendido. O trabalho global envolve a perícia minuciosa de cerca de 1.700 itens complexos — como aparelhos celulares, discos rígidos e mídias portáteis —, dos quais somente 40% foram processados. Diante disso, os investigadores solicitaram formalmente uma dilação de prazo de até seis meses para concluir os laudos dos investigados que não estão detidos, demonstrando o rigor técnico necessário que impede qualquer tipo de atropelo ou julgamento precipitado.

O inquérito, que foi aberto em abril do ano passado, passou por reestruturações internas legítimas para garantir a segurança jurídica e a eficiência dos trabalhos. A apuração foi transferida da área previdenciária comum para a Coordenação de Inquéritos em Tribunais Superiores, órgão especializado em lidar com processos que tramitam nas mais altas instâncias do Poder Judiciário. Apesar de a corporação ratificar que a mudança visa unicamente dar robustez técnica à ação, setores da extrema direita tentam distorcer os fatos e criar teorias conspiratórias infundadas de blindagem política para atacar o Palácio do Planalto.

A sanha dos opositores tenta forçar uma associação entre o filho do presidente Lula e um lobista apontado como operador de desvios, sem que nenhuma prova material robusta tenha sido apresentada até o momento. Enquanto a militância reacionária faz barulho nas redes sociais com ilações sobre uma suposta sociedade oculta, a Polícia Federal segue os ritos legais. Outro ponto que aguarda análise técnica é uma eventual delação premiada de um empresário ligado a repasses de entidades assistenciais, negociação que tramita sob sigilo entre a corporação e a Procuradoria-Geral da República.

A grande ironia que a oposição tenta camuflar é que o grosso do esquema bilionário investigado ocorreu justamente entre os anos de 2019 e 2024, atravessando quase a totalidade da gestão de Jair Bolsonaro. Um dos principais alvos e apontado como líder do esquema em uma das confederações envolvidas, Carlos Roberto Ferreira Lopes, encontra-se foragido da Justiça. Segundo dados oficiais da Controladoria-Geral da União, a entidade presidida pelo foragido arrecadou ilegalmente R$ 484 milhões em descontos indevidos de aposentados durante o período do governo passado, evidenciando onde realmente operava o descontrole administrativo.

Ao tentar politizar o andamento burocrático e técnico da Polícia Federal, o ministro André Mendonça alimenta a narrativa dos detratores do governo, ignorando os gargalos estruturais da própria polícia. O campo progressista acompanha o caso com tranquilidade, convicto de que a apuração isenta e sem espetacularização vai separar os verdadeiros criminosos que lesaram os aposentados das manobras de perseguição que tentam, a todo custo, atingir a honra da família do presidente da República.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians