415 visitas - Fonte: especial Plantão Brasi
por Ricardo Lopes
Essa noite fiquei pensando no poder da mídia e do seu controle sobre a vontade brasileira.
É a única justificativa pra um governo que sucateia seus hospitais, suas faculdades e seu saneamento básico consiga ainda se eleger.
Que permita que a violência contra a população (vide Pinheirinho) e contra seus próprios agentes da lei( lembra quando tava morrendo policial direto, 2 anos atrás?)
Isso tudo passa batido porque a vontade da grande mídia (representada em São Paulo pelas 4 famílias, Frias, Mesquita, Civita e Marinho) quer. E não porque "é o melhor pro Brasil", mas basicamente porque não cutuca nos privilégios deles, afinal - eles também apoiaram a ditadura sob as mesmas condições. Quem não apoiou (Wainer e seu Ultima Hora por exemplo) já não existem.
É também a única justificativa pra um candidato problemático ter chances reais de ser presidente. Não me leve a mal, não to aqui pra pedir voto e minhas justificativas sobre minha escolha são muito mais vinculadas a 3 fatores - política externa não subserviente, disposição a dialogo com movimentos sociais e foco na inclusão social - do que a "corrupção" (que é apartidária, apolítica e estrutural, só não vê quem não quer) Então mesmo sem os problemas do candidato oposto eu manteria meu voto, ele não atende minha visão de "o que o Brasil necessita", representando mais uma aproximação aos desejos do mercado financeiro - o que não é "defeito", tem quem prefere - basta ver que as ações sobem em função dele - mas eu não, não invisto na bolsa e acho que o Mercado não se importa com as mesmas coisas que eu, então tanto faz. Quem prefere estado mínimo vota em quem defende estado mínimo, quem prefere estado presente, vota em estado presente, normal
Mas não é esse o jogo político que tem rolado.
Embora em entrevistas, em artigo (inclusive estrangeiros) essa dualidade seja clara, no discurso popular, nos debates na tv, se nega essa diferença, se fazendo crer que o que realmente rola é um debate entre "nós e eles" ,"cidadãos de bem contra tudo o que esta rolando ai" e o pior "corrupto contra não corrupto" - o que (ai sim) é preocupante e demonstra as intenções da mídia em intervir na disputa.
Veja bem, não são boatos, existem dados oficiais, existem reportagens, deste ano e de anteriores a respeito de irregularidades, sendo a mais famosa a criação do aeroporto - não preciso me repetir, todo mundo sabe (espero). Não bastasse tem a história do helicóptero com seus 450 kg de cocaína aonde a única pessoa presa foi o piloto, nem o dono do helicóptero, nem o dono da fazenda aonde se pousou - e não se buscou rastrear também suas origens, afinal, mexia no vespeiro dos interesses. Mesmo sem existir esses escândalos, a situação na qual o estado de Minas Gerais se encontra - com uma dívida de 19 Bilhões, sendo por 5 anos seguidos o Estado que lidera no desmatamento da mata atlântica (http://www.otempo.com.br/cidades/minas-lidera-ranking-de-desmatamento-da-mata-atl%C3%A2ntica-diz-funda%C3%A7%C3%A3o-1.853220) , tendo investigações de 7 bilhões de desvios na área da Saúde, com inúmeras denuncias de censura e perseguição a jornalistas.... Enfim... não é como se fosse mais limpo que seu opositor - mas ainda se defende assim.
Um caso em especial me motivou a escrever isso, e exatamente é aquele que deveria ser o mais bobo (não se compara com um helicóptero com cocaína, é muito difícil superar isso) mas por que foi descoberto inadvertidamente pela própria mídia que hoje o defende..
Há 3 anos atrás o Aécio foi parado em uma blitz e se recusou a o teste do bafômetro. Fora isso sua habilitação estava vencida - multa foi paga, sua habilitação retida e ele então pagou um taxista para levar seu carro até sua casa. Ok, não é boato, não é "grande transgressão" (aos olhos de vários) e ficou por ai mesmo.
Porem dias depois dessa história se descobriu que seu carro, uma Land Rover, não era dele na verdade, mas da frota da rádio Arco Iris, que é dele, da mãe e da irmã.
Isso então se fez questionar sobre "se ele tem rádio e a irmã dele é quem paga pela publicidade em rádio, o quanto ela paga pra própria rádio?' - o governo de Minas até hoje não mostrou e Aécio diz não saber.
Vemos ai uma situação engraçada - Aécio, ex-governador, não sabe o quanto pagou a Aécio, dono de rádio, em sua gestão. Ele não sabe nem quanto deu nem quanto recebeu.
Ainda assim, não nos atendo a isso, eu volto a pensar no carro. A rádio tem uma frota de 12 carros e por acaso o Aécio (dono e senador) dirigia sua Land Rover no Rio de Janeiro, não sua - da rádio.
Em outras palavras, um governador contrata sua irmã pra dar contratos de publicidade e entre os beneficiados esta uma rádio que é deles. Essa rádio usa seu dinheiro compra carros, sendo um apenas para uso pessoal - uso pessoal no Rio de Janeiro, embora a rádio seja de Minas. E o (à época senador) guarda então seu não-seu carro em sua casa, no Leblon.
Isso pra não dizer que era Senador de Minas (e antes governador de .Minas) morando no Rio. A essa altura, que se dane o bom senso, sem focar nos escândalos, na corrupção, na ideologia econômica do partido, focando só nesse momento especifico da blitz, do carro da rádio,da rádio que não sabe nem quanto ganhou e do governo que não sabe quanto deu, no senador-governador que nem mora na região que representa, considerando só isso e nada mais, me surpreende que alguém passa por isso e ainda tenha chances reais de presidir o pais.
Dai eu concluo - tem porque a mídia quer... se fosse qualquer outro político indesejado por eles, as consequências seriam outras.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.