A CONTA ECONÔMICA DA LAVA JATO #PrecarizaNao

Portal Plantão Brasil
22/4/2015 09:15

A CONTA ECONÔMICA DA LAVA JATO #PrecarizaNao

0 0 0 0

791 visitas - Fonte: Tijolaço

O Ministro Joaquim Levy em sua última viagem aos EUA deu uma entrevista-seminário à Agência Bloomberg News onde falou longamente sobre as perspectivas da economia brasileira.



Enfatizou as boas oportunidades em investir na infraestrutura do Pais, em forma de PPP e concessões, dizendo que seria uma boa oportunidade para fundos de pensão estrangeiros, uma vez que ele acha que o BNDES agora não será uma fonte principal de recursos, os empresarios precisam procurar fontes privadas e ele vê os fundos como óbvias.



O anfitrião-entrevistador retrucou falando da crise de corrupção na Petrobras, ao que o Ministro revidou dizendo que isso é prova de transparência do País e que gente está indo para a cadeia por corrupção, o que ele acha positivo.



O Ministro fez seu papel, não poderia dizer outra coisa mas as questões de corrupção não são encaradas no exterior de forma tão esquemática e simplificada, os reflexos são bem mais complicados para o Brasil.



Atrair fundos de pensão sempre foi minha tese, há dois anos através de amigos levei essa tese ao Governo, tivemos bons contatos com o MDIC e APEX mas nada atravessou a burocracia imensa que barra essas iniciativas. Meu projeto era fazer uma série de seminários de apresentação de projetos de infraestrutura em cidades-eixos de fundos de pensão.



Os fundos de pensão estão no coração dos Estados Unidos, nas cidades do interior e não em Nova York, San Francisco, Chicago, Dallas e St.Louis. Mas o Brasil tem o vicio que vem da Era FHC de só se relacionar com Wall Street e dentro de Wall Street os interlocutores são Goldman Sachs e Morgan, o Brasil via Banco Central e Fazenda CASOU com esses dois bancos, só fala com eles, um grave erro, não existe só a banqueirada e as agências de rating nos EUA, o País tem muito mais gente de peso que tem interesse no Brasil mas o Brasil nunca vai até eles, parece que os despreza, não faz questão, como já conhecem o John Williamson e o Paulo Leme, acha que basta, EUA é só isso para eles, depois dão uma passadinha em Washington, vão ao Fundo e até logo.



O mundo de fundos de pensão americanos TEM horror a Wall Street depois que levaram rasteiras dos "espertos" da crise de 2008, especialmente a Goldman Sachs, que inventou esses titulos tóxicos conhecidos como "subprime" e enfiou o que pode nesses fundos, onde micaram solenemente. Hoje os fundos de pensão preferem analisar projetos diretamente, sem a intermediação dos "magos" de Wall Street, então é preciso ir até eles e eles NÃO estão em NY.



Essa é uma longa historia, não vou contar toda aqui, fui ao governo com um pessoal americano que se dispunha a fazer esses seminários, eu tenho uma experiencia excelente com fundos de pensão canadenses que estiveram no Brasil visitando projetos de infraestrutura, fui guia deles, fazem análises próprias sem intermediação de bancos, se o Brasil tivesse começado esse roteiro em 2013, como propus, hoje estaríamos adiantados.



A pergunta da Bloomberg sobre a corrupção na Petrobras e a resposta do Ministro foram óbvias.



O caso Lava Jato, ao contrário do que diz o Ministro, NÃO ajuda o Brasil, só atrapalha e a resposta dele não leva a nenhum lugar porque a resposta não dá conforto e segurança a investidores novatos que não conhecem o Brasil.



Imagine-se alguém convidar um amigo para uma festa bacana onde vai ter muita coisa boa mas você já avisa que nessas festas costuma aparecer a Polícia dando batida, fazendo escândalo e sempre levam alguns presos.



Alguém acha que o seu amigo convidado se anima a ir à sua festa? Claro que não. Ninguém quer estar perto de confusão mesmo que não seja alvo da Polícia , NINGUEM QUER ESTAR PERTO DESSE AMBIENTE.



Enquanto essa Lava Jato não acabar, não vem investidor novato aqui, a gafieira assusta, porque arriscar?



A raiz desse processo é um modelo copiado dos EUA, o sistema de "ACORDOS" dos promotores com os réus e dentro desse sistema vem a "delação premiada". Mas há uma grande diferença. Lá os Procuradores Federais são advogados experientes que vem da advocacia privada, não são concursados. Esses advogados CONHECEM ECONOMIA, não são apenas praticantes de Direito. Os acordos são "ajustados à realidade economica", ninguém multa uma empresa para matá-la, porque morta ela não vai pagar multa nenhuma, acordo tem que ser bom para os dois.



Aqui os Procuradores impuseram penalidades, na primeira rodada, tão irreais que as empresas vão fechar e não vão pagar nada. Quando a CGU propõe a celebração de acordos de leniência, os Procuradores não aceitam, querem declaradas as empresas inidôneas, que na prática significa o fim delas. Então IMPORTARAM APENAS UMA PARTE DO MODELO AMERICANO, importaram a moldura mas não o conteúdo. Na primeira rodada de punições econômicas a Lava Jato pediu a devolução da propina de 400 milhões de Reais, o que já não tem sentido, a PROPINA FOI PAGA E NÃO RECEBIDA, como quem pagou vai devolver? A devolução é para quem recebeu, é lógico. Depois impuseram uma multa de 900 milhões de Reais e MAIS 3 BILHÕES DE DANOS MORAIS, quem vai pagar isso? A partir de uma infração de 400 querem arrancar R$ 4,3 bilhões? E ainda declarar as empresas inidôneas, mas ai elas fecham e não pagam nem dez reais. Quanta falta de lógica, de bom senso, de percepção de economia, não sabem fazer cálculos realistas?



O Ministro Levy vai ter dificuldade em trazer investidores sensíveis para cá, com esse ambiente POLICIALESCO ninguém virá, investidor não gosta desse cenário de policiais com metraladoras caçando executivos algemados, é o barraco na festa, a elite não curte gafieira e não adianta esse papo de "transparência", eles vão dizer "então deixa ficar transparente e calmo que ai a gente vai". A Lava Jato ajuda a afundar uma economia já ruim, não sacaram?



Quem lida com economia precisa entender de economia, essa aula faltou no cursinho.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians