4823 visitas - Fonte: G1
Na 1ª reunião ministerial, Lula diz que governo tem ’tarefa árdua’, prega boa relação com o Congresso e respeito à Constituição
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (6) que o governo tem uma tarefa "árdua", mas "nobre", pregou uma boa relação com o Congresso, união para acabar com as "brigas familiares" e cobrou respeito às leis e à Constituição.
Lula deu as declarações durante pronunciamento na abertura da primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato como presidente.
Vice-presidente Geraldo Alckmin fala agora.
"Quase 50 anos de vida pública eu nunca tinha visto um uso e abuso da máquina pública como ocorreu nessa última eleição. O que podia e não podia ser feito foi feito para ganhar a eleição. E a resiliência, o espírito correto, prevaleceu. O povo deu uma aula. E o povo mais simples, o mais sofrido, os mais desfavorecidos. E é impressionante esse sentimento da ingratidão".
"Nós temos a gratidão ao povo brasileiro, que deu uma aula de democracia e gratidão ao presidente Lula. Porque só ele ganharia essa eleição, ninguém mais ganharia essa eleição. E eleição a gente retribui com trabalho. A responsabilidade de cada uma que é enorme"
Sobre a relação com o Congresso e Senado:
"Cada ministro tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado e deputada, senador ou senadora. Senão quando a gente vai pedir um voto, eles vão dizer: não, pois fui no ministério e nem me receberam. Eu não quero isso. Nós temos que saber que nós é que temos que manter uma boa relação com o congresso nacional. Não tem importância que você divirja de deputados e senadores. Quando vamos conversar, não estamos propondo em casamento"
"Eu vou fazer a mais importante relação com o Congresso que eu já fiz"
Sobre a área da Saúde, Lula diz:
"Essa é uma área que passa ano e entra ano e a saúde sempre está um pouco ausente daquilo que é o senhor do povo brasileiro. Chegamos a avançar, chegamos com o Farmácia Popular, o Mais Médicos, que simplesmente foi destruído. Muitas pessoas morrem sem serem atendidas pelo tal do especialista por não ter vaga. Se nós não resolvermos esse problema nós não estamos fazendo jus às expectativas que o povo depositou em nós."
"Todos nós sabemos o compromisso extraordinário que assumimos na campanha com a volta do crescimento, a geração de empregos e o crescimento da massa salarial. É possível a gente fazer a economia voltar a crescer"
"A quantidade de dinheiro que foi utilizado na perspectiva de perpetuar um governo autoritário, responsável pela morte de 670 mil pessoas de Covid. Por desleixo, desrespeito e ignorância do governo", disse Lula
"Não somos um governo de pensamento único, de filosofia única. Não somos um governo de pessoas iguais. Somos um governo de pessoas diferentes. A gente pensando diferente tem que fazer esforço para que na construção do país, a gente pense igual", disse Lula na abertura da reunião.
NOTA DO PLANTÃO BRASIL:
Assista:
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.